Salvar vidas é a praia deles

Salvar vidas é a praia deles

Sabemos todos que a juventude é a pele mais sensível da sociedade. Tão clara esta verdade que ela é capaz de gerar encanto pelas causas sociais ou um grande mergulho no vazio existencial. A juventude tem fome e sede de protagonismo. Sede de reconhecimento e valorização humana. Para eles, conjugar palavras como vida, cidadania e solidariedade, só possui sentido real se conjugadas no tempo presente.

O Rio Grande do Sul está acompanhando um projeto que possui estas premissas. Capitaneada por um ONG voltada para o cuidado da vida, enxergou na mesma as respostas para suas indagações sobre uma vida com significado. A Fundação Thiago Gonzaga, desde o início de sua história há quinze anos, sempre acreditou na força de uma juventude que chegou para fazer a diferença. O “Salva Vidas Urgente”, projeto de verão da Fundação Thiago Gonzaga, agrega muitos valores vitais numa sociedade desejosa de ver luz nesse caldo de desencanto civil.

Uma capacidade em formar cidadania na ação é seu combustível. Aqui está o segredo de uma adesão tão expressiva na história do voluntariado organizado. Sua metodologia de trabalho usa conceitos de cidadania, emoção e resultado como uma equação inseparável. Quem vê essa galera atuando, muito mais do que se encantar, fica convencida de que conhecimento vivido não tem idade. Todos eles vivem na pele aquilo que acreditam.  Lá na Fundação, os eventuais adultos que lá atuam, constituem uma equipe de mediação entre o mandato da Fundação, o conhecimento sobre trânsito e a construção coletiva para todos de que apenas a educação transforma e muda uma sociedade. 

Há uma felicidade estampada no olhar dos voluntários do “Salva Vidas Urgente”. Fazem do seu tempo um exercício prazeroso a serviço da causa da vida. Para todos da Fundação, aquela borboleta, seu símbolo, é um sinal assumido como mensagem plena dita a todo o momento. Uma vida só vale a pena, quando somos capazes de emprestar o melhor de nós a própria vida, ousando parodiar o grande Vinicius de Moraes. Vida é tudo! Algo tão simples de ser dito e que precisa ser anunciado todos os dias, todo o tempo e com a  paixão necessária.

Pois esse “Salva Vidas Urgente” encontra reconhecimento em instâncias públicas. Saboroso e gratificante ver autoridades, magistrados e uma mídia cidadã. Muitos jovens ao assisti-la, resolvem dar o seu ”sim” a causa de uma borboleta que  é propriedade de todos aqueles que batalham por um ser humano melhor em todos os sentidos.

Quem andar pela orla marítima, convido para escutar e proclamar a força dessa meninada que, em seu tempo livre, lá está para apaixonar e encantar a todos. Conjuguemos juntos o verbo cuidar. Percebamos que temos um legado para deixar para os que virão depois de nós. Esses jovens sabem essa resposta. Vivem isso como credo de vida. Sigamos essa borboleta. Isso faz bem para a vida.



Imprima esta notícia

Seu comentário