Seja Voluntário

Para ser um voluntário, não é preciso ser especialista em algum assunto nem se dedicar por muito tempo a essa atividade. Basta ter interesse em ajudar.

Há muitas maneiras de participar. Procure saber se na sua cidade ou estado há um centro de voluntariado, ou instituições como Roraty ou Lions Club. Nesses locais, você encontra uma relação de organizações sociais, hospitais, escolas e outras instituições que precisam da colaboração de voluntários.

 

Doe sangue 
De acordo com a Fundação Pró Sangue, 5.500 bolsas de sangue são utilizadas no Brasil por dia, mas apenas 1,5% da população brasileira doa sangue regularmente. E vale lembrar: o sangue só pode ser produzido pelo corpo humano. Procure bancos de sangue ou hospitais e seja um voluntário doador de sangue.

 

Procure uma escola
Participe da APM – Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos, do Conselho Escolar ou converse com o gestor da escola que você gostaria de atuar, ele poderá orientá-lo sobre a possibilidade de ser voluntário. Para conhecer as diferentes áreas de atuação e projetos de Escolas Solidárias de todo o Brasil, acesse a Rede de Escolas Solidárias.

 

Procure uma organização social
Participar do corpo de voluntários de alguma organização social com a qual você se identifique, na área de atuação e com o público-alvo de sua preferência, pode ser um ótimo caminho. Na cidade de São Paulo, o Centro de Voluntariado de São Paulo – CVSP oferece palestra gratuita sobre voluntariado. No encontro são abordados temas sobre organização social, atividades voluntárias e legislação, entre outros. Agende sua participação pelo telefone (11) 3284-7171. Saiba mais em www.voluntariado.org.br

 

Para saber mais
A Rede Brasil Voluntário, RBV, foi criada por iniciativa dos centros de voluntariado de Curitiba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo no intuito de unir forças a fim de reconhecer o voluntariado e, desta forma, mostrar como ser voluntário. Para saber mais sobre a rede e os centros de voluntariado que a formam, acesse www.redebrasilvoluntario.org.br.